Melhoria do desempenho de um grupo de concessionárias por meio de mudanças no atendimento ao cliente

Autores

  • Philip Derderian ABRADIC / Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Marcos Antonio Franklin Universidade Presbiterina Mackenzie
  • Hélio Dragoni SEL Brasil / Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Cláudio Furquim B3 Bolsa de Valores / Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

trabalhos práticos, concessionárias de automóveis, 5W2H, BPS

Resumo

Este relato tem por base a abordagem metodológica para trabalhos práticos e aplicados segundo Marcondes et al. (2017) e Business Problem Solution – BSP (Weiss, 2011). O estudo foi desenvolvido com o objetivo de entender o comportamento dos clientes de um grupo tradicional de concessionárias de automóveis. A situação-problema apresentada pela empresa consiste na queda do desempenho nas vendas e na participação de mercado. Nesse sentido, foi elaborado um plano de ações com o propósito de apresentar alternativas para solucionar o problema. As alternativas foram: melhoria no processo de atendimento ao cliente por meio da revisão e atualização do processo de vendas e pós-vendas das lojas do grupo; e a construção de B.I. - Business Intelligence, para melhorar o entendimento do comportamento do cliente, de modo a manter banco de dados de clientes ativo. A fim de preservar o anonimato, a empresa foi denominada como BETA e o produto a ser estudado como marca 4L. A empresa BETA encontra-se em processo de reestruturação administrativa e operacional, seja pela crise do setor ou pelas próprias características de sua administração. Nesse sentido, busca ano a ano manter a competitividade e entregar resultados positivos aos investidores internacionais. Para o desenvolvimento deste estudo foi também utilizada a ferramenta 5W2H que proporcionou não apenas uma nova perspectiva do problema, mas também forneceu novos parâmetros para estruturar o plano de ação a ser apresentado aos stakeholders.

Referências

CSI – Customer Satisfaction Index (2017). Pesquisas JDPower Brasil Recuperado https://brasil.jppower.com/pt-br/press-releases/jppower-2017-brazil-customer-service-index-csi-study-por

Deming, W. E. (1990). Qualidade: a revolução da administração. Rio de Janeiro: Marques-Saraiva.

Godoy, A. S. (1995). Introdução pesquisa qualitativa e suas possibilidades.Revista de Administração de Empresas, 35(2), 57-63.

Fenabrave (2017) – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores - Depto de inteligência de mercado – estudos de preços de mercado. Recuperado de http://www3.fenabrave.org.br:8082/plus/modulos/conteudo/index.php?tac=introducao&layout=intitucional

Lakatos, E. M. (2011). Metodologia científica. 6 ed. São Paulo: Atlas.

Loyola, G. (2017). Conjuntura econômica, perspectivas e mobilidade social – Tendências Consultoria. (Palestra realizada em novembro de 2017 – Convenção da Associação Brasileira de Distribuidores de Veículos 4L)

Marcondes, R. C., Miguel, L. A. P., Franklin, M. A., & Perez, G. (2017). Metodologia para elaboração de trabalhos práticos e aplicados: administração e contabilidade. Editora Mackenzie. Recuperado de http://up.mackenzie.br/stricto-sensu/administracao-do-desenvolvimento-de-negocios-profissional/

Merriam, S. B. (1998). Qualitative research and case study applications in education.2nd ed. San Francisco: Jossey-Bass.

Sheth, J. N., Mittal, B., & Newman, B. I. (2001). Comportamento do cliente: indo além do comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas.

Turban, E., Sharda, R., Aronson, J. E.; & King, D. (2009). Business Intelligence: um enfoque gerencial para a inteligência do negócio. Porto Alegre: Bookman.

Weiss, A. E. (2011). Key business solutions: essential problem-solving tools and techniques that every manager needs to know. Harlow, England; New York: Financial Times Prentice Hall.

Downloads

Publicado

2019-06-28

Como Citar

Derderian, P., Franklin, M. A., Dragoni, H., & Furquim, C. (2019). Melhoria do desempenho de um grupo de concessionárias por meio de mudanças no atendimento ao cliente. International Journal of Business and Marketing, 4(1), 72–84. Recuperado de https://ijbmkt.org/ijbmkt/article/view/100

Edição

Seção

Artigos tecnológicos