Indo além da percepção dos estudantes

um relato sobre um modelo de avaliação de desempenho de um MBA vivenciado em uma Escola de Negócios

Autores

  • Luis Rigato Vasconcellos FGV-EAESP
  • Alexandre Pignanelli FGV-EAESP
  • Tatsuo Iwata Neto ESPM

Palavras-chave:

pós-graduação lato sensu, avaliação educacional, MBA

Resumo

O artigo apresenta um relato técnico oriundo da experiência na implantação de um sistema de avaliação de cursos em uma instituição de ensino superior, entre os anos de 2017 e 2018. A origem desse relato é uma possível resposta a discussão que envolve a comunidade acadêmica sobre um problema comum enfrentado por cursos de pós-graduações lato sensu em administração no Brasil, principalmente nos chamados programas “MBA”: a sua lógica avaliativa superficial centrada, em sua maioria, apenas nas percepções dos estudantes sobre professores e desvinculada de objetivos reais de aprendizagem.  Para a construção do relato e redesenho do projeto pedagógico do curso, optou-se pela observação participativa, onde foram entrevistados 43 docentes durante os dois anos de coleta de dados. Esse trabalho resultou numa nova proposta para avaliação de cursos, com foco na qualidade e no aprendizado e com uma abordagem sistêmica e multidimensional, composta por seis formas distintas e complementares de avaliações, que cobrem estratégias de medidas diretas e indiretas, finalísticas e de processo, quantitativas e qualitativas. Ao final do artigo é apresentado um exemplo de quadro gerencial (dashboard) que pode servir como importante ferramenta para que coordenadores tomem decisões pautadas em objetivos de aprendizado em detrimento a percepções subjetivas de curto prazo dos alunos a respeito dos professores.

Referências

Association for the Advancement of Collegiate Schools of Business (2018). The Association to Advance Collegiate School of Business. Recuperado de http://www.aacsb.edu/accreditation/accreditedmembers.asp.2018.

Association for MBAs (2016). MBM Accreditation criteria 2016. Disponível em http://www.mbaworld.com. 2016.

Bacellar, F. C. T., & Ikeda, A. A. (2005). Objetivos e expectativas de alunos de MBA executivo. Revista de Administração da UNIMEP, 3(3), 70-90.

Boff, D. (2017). Os programas de MBA Brasileiros: uma análise sob a perspectiva de gestores. Dissertação de Mestrado não-publicada, Faculdade de Economia e Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

Carlos, M. G. O., & Maia, C. (2011). Aluno: cliente ou produto? Estudo da percepção e preferência de alunos do Ensino superior em cursos da área de negócios no Ceará. Anais do III Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade - EnEPQ, João Pessoa, PB, Brasil.

Dewey, J. (1979). Experiência e educação. 3 Ed. São Paulo: Ed. Nacional.

Domingues, R. C. L, Amaral, E., & Zeferino A. M. B. (2007). Autoavaliação e avaliação por pares – estratégias para o desenvolvimento profissional do médico. Revista Brasileira de Educação Médica, 31(2), 173-175.

Elias, G. S. (2011). Quanto vale um MBAs brasileiro? Portal de notícias UOL. Recuperado em https://educacao.uol.com.br/noticias/2011/04/26/quanto-vale-um-mba-brasileiro.htm.

Fonseca, D. M. (2004). Contribuições ao debate da pós-graduação lato sensu. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 1, n. 2, Nov/2004.

Fonseca, M., & Fonseca, D. M. (2016). The academic management of lato sensu graduate education: The role of the coordinator for the quality of the courses. Educação e Pesquisa, 42(1), 151-164.

Guia de MBAs. Estadão. Recuperado em 17 agosto 2018, de http://guiadombaestadao.com.br/mba/wp-content/uploads/2018/04/guia-2017.pdf.

Giuliani, A.C., Netto, A. F. N., Ponchio, M. C., Neto, M. S., & Batista, C. M. (2007). MBAs, Mestrados Acadêmicos, Mestrados Profissionais e Doutorados em Administração: suas contribuições para o ensino e a pesquisa. Revista de Administração da UNIMEP, 5(1), 52-73.

Ikeda, A., Campomar, M. C., & Veludo-de-Oliveira, T. M. (2005). A pós-graduação em Administração no Brasil: definições e esclarecimentos. Revista Gestão e Planejamento, 1(12).

Lima, C. H. P., Pereira, G. B., & Vieira, A. (2006) Papéis sociais no Ensino superior: aluno-cliente, professor-gerente-educador, Instituição de Ensino-mercantil? Revista de Ciências da Administração, 8(16), 216-241.

Maccari, E. A. (2008). Contribuição à gestão dos programas de pós-graduação Stricto sensu em Administração no Brasil com Base nos Sistemas de Avaliação Norte Americano e Brasileiro. Tese de doutorado não-publicada, Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil

Marquesin, D. F. B., Penteado, A. F., & Baptista, D. C. (2008). O coordenador de curso da instituição de ensino superior: atribuições e expectativas. Revista de Educação, 11(12), 7-21.

Martins, G. A. (2008). Avaliação do Desempenho Docente. In M. J. C. Domingues & A. Silveira (Coord.), Gestão de Ensino Superior: temas contemporâneos. Blumenau: Edifurb.

Mazaro, R. E. (2104). O desempenho docente no ensino superior: uma análise dos fatores de qualidade. Tese de doutorado não-publicada, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Ministério da Educação (2015). Manual para preenchimento de processos de autorização de cursos de graduação na modalidade presencial. Recuperado de http://emec.mec.gov.br/documentospublicos/Manuais/40.pdf

Mintzberg, H., & Lampel, J. (2001). Do MBAs make better CEOs? Sorry, Dubya, it ain´t necessarily so. Fortune.

Oliveira, R. P. (2009). A transformação da educação em mercadoria no Brasil. Educação & Sociedade, 30(108), 739-760.

Pereira, E. A, Martins, J. R., Alves, V. S., & Delgado, E. I. (2009). A contribuição de John Dewey para a Educação. Revista Eletrônica de Educação, 3(1), 154-161.

Resolução n° 1, de 8 de junho de 2007 do Conselho Nacional De Educação (CNS/CNE). Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização.

Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018 do Conselho Nacional De Educação (CNS/CNE). Estabelece diretrizes e normas para a oferta dos cursos de pós-graduação lato sensu denominados cursos de especialização, no âmbito do Sistema Federal de Educação Superior, conforme prevê o Art. 39, § 3º, da Lei nº 9.394/1996, e dá outras providências.

Rizzo, C. (2009). Gestão estratégica do aluno/cliente nas instituições de ensino superior privadas: um estudo de caso. Tese de doutorado não-publicada, Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Roesch, S. M. A., Becker, G. V., Mello, M. I. (2009). Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 3.ed São Paulo: Atlas.

Silva, A. L., & Gomes, A. M. (2018). Avaliação Educacional: Concepções e embates Teóricos. Estudos em Avaliação Educacional, 29(71), 350-384.

Shiroma, E. O., & Schneider, M. C. Avaliação de desempenho docente: contradições da política “para poucos” na era do “para todos”. Revista Inter Ação, 38(1), 89-107.

Torres, L. (2017). A Mercantilização da Pós-Graduação Lato Sensu no Brasil. Appris Editora, 2017.

Vasconcellos, L. H. R. (2018) Gestão do desempenho na cadeia de suprimentos. GV-executivo, 17(2), 42-47.

Vergara, S. C., & Amaral, M. M. (2010). Reflexões sobre o conceito aluno cliente de instituições de ensino superior brasileiras. Anais do XXXIV Encontro da Anpad - Enanpad, Rio de Janeiro.

Yin, R. K. (2015). Case study research: design and methods. Thousand Oaks: Sage Publications.

Wood Jr., T. (2001) Cuidado: MBAs pensando. Carta Capital.

Downloads

Publicado

2019-06-26

Como Citar

Vasconcellos, L. R., Pignanelli, A., & Neto, T. I. (2019). Indo além da percepção dos estudantes: um relato sobre um modelo de avaliação de desempenho de um MBA vivenciado em uma Escola de Negócios. International Journal of Business and Marketing, 4(1), 46–61. Recuperado de https://ijbmkt.org/ijbmkt/article/view/111

Edição

Seção

Artigos tecnológicos