Oportunidade no segmento educacional

Autores/as

  • Camilla Castro Ferreira Magdaleno Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Marcos Antonio Franklin Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palabras clave:

Instituição de ensino superior; oportunidade de mercado; modelo de negócio.

Resumen

Este relato tem por base a abordagem metodológica para trabalhos práticos e aplicados, apresentando a oportunidade de abertura de uma instituição de ensino superior em odontologia, denominada APLHA, fundada pela associação de classe BETA. Diante do histórico vivenciado pela associação, do objetivo de promover uma odontologia inovadora por intermédio de tecnologias como, por exemplo, aulas em 3D, equipamentos tecnológicos para produção de imagens radiográficas e confecção de protótipos para aprendizado prático e do posicionamento da ALPHA no mercado, foram desenvolvidas políticas e diretrizes institucionais, bem como um modelo de negócio, que permitirão a administração da instituição e subsidiarão decisões inerentes ao seu futuro. Neste sentido, para viabilizar a oportunidade no segmento educacional, foram desenvolvidas cinco propostas de soluções: implementação da missão, visão, valores, objetivos, políticas e diretrizes institucionais, implantação do núcleo de atendimento ao discente (NAD), implantação do núcleo de pesquisa, extensão e pós-graduação (NuPEP), reformulação das estratégias de marketing e contratação de uma empresa para desenvolvimento de pesquisas no mercado educacional, com as respectivas potencialidades de ganho e seus custos.

Citas

Abert Einsten Ensino. Disponível em <https://www.einstein.br/ensino> Acesso: 20 de maio, 2018.

CRO – Conselho Regional de Odontologia, São Paulo, 2017. Disponível em Acesso 21 de agosto, 2017.

IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Brasília, 2017. Disponível em Acesso 21 de agosto, 2017.

Lobato, D. M. (2002).Administração estratégica: Uma visão orientada para a busca de vantagens competitivas. Rio de Janeiro: Editoração.

Lobato, D. M., Filho, J. M., Torres, M. C. S., & Rodrigues, M. R. (2009). A. Estratégia de empresas. Rio de Janeiro: Editoração.

Marcondes, R. C., Miguel, L. A. P., Franklin, M. A., & Perez, G. (2017). Metodologia para trabalhos práticos e aplicados: administração e contabilidade - [livro eletrônico]São Paulo: Editora Mackenzie.

Martens, C. D. P., & Freitas, H.(2008). Influência do ensino de empreendedorismo nas intenções de direcionamento profissional dos estudantes. Estudo & Debate, Lajeado, v. 15, p. 71-95.

MEC – Ministério da Educação, Brasília, 2017. Disponível emAcesso 21 de agosto, 2017.

Osterwalder, A., &Pigneur, Y. (2011). Business model generation - inovação em modelos de negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Alta Books.

Teece, D. J. (2010). Business models, business strategy and innovation. LongRange Planning, v. 43, n. 2–3, p. 172-194.

Vasconcelos, P., Pagnoncelli, D. (2001). Construindo estratégias para vencer. Rio de Janeiro: Campus.

Wright, P., Kroll, M. J., & Parnell, J. (2000). Administração estratégica: Conceitos. Tradução: Celso A. Rimoli; Lenita R. Esteves. São Paulo: Atlas.

Publicado

2019-12-18

Cómo citar

Magdaleno, C. C. F., & Franklin, M. A. (2019). Oportunidade no segmento educacional. International Journal of Business Marketing, 4(2), 55–71. Recuperado a partir de https://ijbmkt.org/ijbmkt/article/view/102

Número

Sección

Artigos tecnológicos